Studio Coral – Vozes Femininas
Em atividade desde 1993, o Studio Coral tem participado de importantes eventos musicais. Apresentou-se nas principais salas de concerto da cidade de São Paulo e excursionou pelo interior do Estado por diversas ocasiões. Atua como coro demonstração em Workshops e Cursos de formação em regência coral, conduzidos pelo seu próprio regente ou por convidados internacionais.
O Studio Coral – Vozes Femininas especializou-se em música brasileira.
A escolha de repertório do Studio Coral foi, desde o princípio, apoiada em trabalho de pesquisa de Susana Cecília Igayara, mestre em musicologia pela USP, professora de Repertório Coral e História da Música.
Entre os compositores brasileiros, tem apresentado obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez ( integral das canções para coro feminino), Alberto Nepomuceno (Missa em ré menor, para coro e órgão, As Uyaras), Henrique Oswald (obras sacras), além dos compositores contemporâneos Osvaldo Lacerda, Ricardo Tacuchian e de seu próprio regente, Marco Antonio da Silva Ramos, cuja Missa Guaimi, para coros, solistas e piano foi apresentada no Festival Música Nova (Santos e São Paulo).
Entre suas integrantes está a soprano solista Denise Branco. No repertório sacro, apresentou alguns programas com o organista José Luís de Aquino, em igrejas de São Paulo com importante programação musical. Em 1998 foi convidado para participar da montagem do balé O Quebra Nozes, de Tchaikovsky, com o balé Cisne Negro e a Orquestra Sinfônica de Santo André, numa produção realizada no Teatro Alfa Real. Em 1999 apresentou o terceiro noturno para orquestra, Sirènes, de Claude Debussy, no Festival de Campos de Jordão, e estreou, também com a Sinfônica de Santo André, a orquestração de Francisco Mignone para As Uyaras, de Alberto Nepomuceno. Participou do CD do compositor e arranjador Gil Jardim, O soprador de vidro, em faixa que uniu o Studio Coral, a soprano Celine Imbert e a Orquestra de Cellos de São Paulo. No mesmo CD, gravou uma improvisação vocal realizada juntamente com o percussionista Naná Vasconcelos.
Em 2001 o Studio Coral – Vozes Femininas apresentou-se na Sala São Paulo e no Museu da Casa Brasileira, entre outros eventos. Participou da Série Música na Paulista, apresentando obras para coro e órgão. Participou também de concertos e workshops no Projeto Comunicantus, uma parceria entre a USP e a Vitae, voltada para a formação e aperfeiçoamento de regentes corais.
Em 2002 participou da Temporada de Concertos da Sinfônica de Campinas, sob regência do Maestro Aylton Escobar. Neste mesmo ano, fez sua estréia no Rio de Janeiro, em recital que reuniu composições brasileiras de consagrados compositores do século XX e de compositores contemporâneos, na conceituada série Brasiliana, promovida pela Academia Brasileira de Música na Casa de Rui Barbosa.
Em 2003 participou dos concertos comemorativos aos 30 anos do Coral da ECA-USP, realizados no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira.
O Studio Coral – Vozes Femininas está na programação da Série Pinacoteca dos Concertos BankBoston 2003.